Dieta com carne vermelha ajuda na prática de esportes

Você pega firme no treino da academia, mas depois fica muito cansado? A solução pode estar no que você coloca no prato

Patinho

Sobre a Receita
  • 4 pessoas
  • 00:30
  • Iniciante

Você pode substituir Patinho por:

Quem pratica esportes precisa de uma alimentação balanceada para repor as energias e também para compensar o desgaste natural dos músculos. Nesses casos, a nutricionista esportiva Livia Hasegawa, formada pela Universidade de São Paulo (USP), recomenda um aumento no consumo diário de proteínas.

“Se a pessoa não comer direito antes e depois da atividade física, ela pode não conseguir render bem no dia seguinte. A imunidade pode cair e a pessoa pode ficar doente, se sentir cansada ou com muita dor”, diz a nutricionista.

Ela recomenda variar o cardápio de proteínas durante a semana: carnes vermelhas, frango, peixe, iogurtes e queijos, também proteínas vegetais como grão de bico e ervilha.

Carne vermelha
“Comendo carne de forma equilibrada, você vai ter a sensação de saciedade por mais tempo, então você não vai sentir fome tão cedo”, explica a nutricionista. Além disso, essa proteína tem outras vantagens:

FERRO
“O ferro é importante para a hemoglobina que transporta oxigênio para as células. Com baixa hemoglobina ou anemia você não vai conseguir correr e ter um bom rendimento”, explica a nutricionista.

ZINCO
“É um mineral importante para a imunidade e para o corpo fazer massa muscular”, diz ela.

VITAMINA B12
“Tem gente que se sente cansado quando falta a vitamina B12. A carne vermelha é uma das principais fontes dessa vitamina. Ela faz parte do processo de produção de energia no nosso organismo”, avisa a nutricionista.

Mas a gordura da carne faz mal?
“Nós não deveríamos ter uma dieta com 0% de gordura. Ela tem a sua importância e pode entrar num plano alimentar balanceado”, diz a nutricionista. Lembrando que é bom investir em preparos de carne cozida, refogada ou assada, evitando as frituras. E também combinar com legumes ou salada para compor um prato saudável. Para isso, ela indica cortes de carne vermelha com menor teor de gordura, veja:

– Patinho (também conhecido como Bola, Caturnil, Bochecha ou Cabeça do Lombo)
– Alcatra (também conhecida como Alcatra grossa)
– Filé Mignon (também conhecido como Filé)
– Lagarto (também conhecido como Tatu, Lagarto redondo, Lagarto paulista, Lagarto branco ou Posta branca ou Paulista)

Carne depois do treino
A nutricionista esportiva indica pratos com carne vermelha para logo depois da prática de exercícios físicos, já que a proteína ajuda na recuperação dos músculos. Veja a seguir a dica de alimentação pós-treino da nutricionista:

Receita de Hambúrguer Caseiro da Dra. Livia Hasegawa

Ingredientes

  • 1/2 Kg Carne moída de patinho
  • 1/2 Cebola picada
  • 1 ou 2 Ovos para dar liga na massa
  • Farinha de arroz ou maisena ou farinha de trigo integral para dar o ponto
  • Cheiro verde a gosto
  • Óleo de coco para untar
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes em um recipiente com exceção da farinha de arroz (ou outra farinha que utilizar) e misture bem com as mãos.

Acrescente a farinha aos poucos até dar a consistência.

Misture e modele os hambúrgueres.

Pode ir direto ao forno, numa assadeira ou, se for grelhar, unte com óleo de coco.

Sirva com legumes assados ou grelhados.