Prepare comidas típicas de São João

Sobre a dica

O frisson tem níveis comparáveis ao Réveillon e ao Carnaval. É esse o tamanho da euforia no Nordeste quando o assunto é o São João, comemorado no dia 24 de junho. Data tão especial que pode virar feriado em alguns Estados dessa região do Brasil.

Vale lembrar que algumas cidades se tornaram referência turística por causa da festança que promovem para a ocasião, caso de Campina Grande, na Paraíba, que disputa fãs e o título do maior São João do Mundo com Caruaru, em Pernambuco.

Seja nesses eventos famosos, nas praças do bairro ou no quintal de casa, o clima é um só: bandeirolas coloridas por todos os lados e tudo girando no compasso do forró e da sanfona. E, claro, na companhia farta de comidas da época, a começar pelos quitutes à base de milho, amendoim, coco. Sim, essas são aquelas gostosuras clássicas de qualquer festa junina como canjica, bolo, pé de moleque.

A farra começa na véspera com uma grande ceia em que a mesa e o cardápio são bem montados com iguarias e adornos típicos. E isso quer dizer que do fogão saem comidas com sustância e, nesse sentido, as carnes têm um destaque especial.

Prepare-comidas-tipicas-de-Sao-Joao

Veja a receita de arrumadinho de carne de sol

escondidinho-de-carne-seca

Confira a receita do escondidinho

Não podem faltar também os guisados, que são muito representativos e faz-se de boi, de bode, de carneiro.

guisado-bovino
Veja receita de guisado bovino

A pamonha, um ícone da temporada, é servida em versões salgadas em algumas cidades. A clássica é a doce, mas também pode ser salgada com carne e/ou com carne e queijo.