Seis pimentas ideais para o preparo da sua carne

Sobre a dica

Plantas de diversas partes do mundo que têm em comum o sabor ardente são denominadas como pimenta. É uma infinidade de aromas herbais – com graduações variadas de acidez, de doçura e de amargor – que se complementam com diferentes texturas. As possibilidades são enormes e cada uma delas pode ser considerada exemplar de uma determinada culinária local.

Separamos curiosidades sobre as cinco pimentas mais utilizadas em receitas brasileiras com carne. Veja abaixo:

1 – Pimenta malagueta
Originária do Peru, a pimenta malagueta é a mais famosa do Brasil.
Utilizada em receitas sobretudo da Bahia, é bastante ardida. Ideal para temperar carne seca, por exemplo.

2 – Pimenta dedo-de-moça
Típica do Brasil, a pimenta dedo-de-moça tem uma coloração vermelha intensa e ardência suave. Sua forma triturada e desidratada é vendida com o nome de pimenta calabresa. Ideal para temperar carne assada e carne de panela.

3 – Pimenta-do-reino
Uma das pimentas mais utilizadas no mundo, é muito aromática e de ardência moderada. Sua versão mais conhecida é a preta, colhida madura e que passa por secagem ao sol. Pequena e de formato arredondado, fica mais saborosa e aromática quando moída na hora de servir a receita. A pimenta-do-reino colhida ainda verde é utilizada no steak au poivre, típica receita francesa.

4 – Pimenta bode
Muito utilizada no Brasil, especialmente no Goiás e em Minas Gerais, a pimenta bode tem uma ardência elevada e colorações amarelada ou avermelhada, quando madura. Bastante utilizada em conserva e ideal para temperar carne de panela e feijão tropeiro.

5 – Pimenta rosa
Bastante aromática e sem ardor, a pimenta rosa é fruto da árvore aroeira, nativa da América do Sul. Muito utilizada em molhos para carnes assadas. Ideal para temperar molho à base de creme de leite para medalhões de filé mignon.

6 – Pimenta branca
A pimenta branca é a pimenta-do-reino colhida madura e que perde a casca em um processo de refinamento. Por não ter a casca, tem o sabor mais suave do que a pimenta preta. De picância leve a moderada, é utilizada em qualquer tipo de carne vermelha, além de molhos, frangos, porcos e peixes.