Carne com molhos de café, uma perfumada combinação

A bebida pode perfumar e ressaltar os sabores do seu prato. Descubra a seguir

Sobre a dica

A paixão do brasileiro por café dispensa longos discursos. Basta uma xícara para tudo melhorar, uma vez que ele anima o dia, reúne amigos, encerra o almoço em grande estilo. E faz bonito também na panela! Sim, o santo cafezinho pode ser encarado também como um ingrediente culinário.

Além da versatilidade que a bebida pode agregar à receita, essa é uma artimanha que caminha com uma tendência mais do que necessária: combater o desperdício. Sabe quem bebe mais café no Brasil? A pia! Incontáveis litros são jogados fora diariamente.

E para remar a favor dessa corrente, ao olhar as potencialidades dele, a bebida faz uma dobradinha com outro item muito amado no Brasil: a carne. A veia aromática do café vai para a comida, assim como ele é um grande agregador de sabor e cor. E ainda faz brotar ou ressaltar nuances em uma comida.

Ele acompanha bem qualquer tipo de carne vermelha. É uma ótima companhia para assados, por exemplo, quando a ideia é ter um molho encorpado. Funciona também para dar aquela pitada nos pratos do dia a dia como o bife acebolado.

E é muito fácil, basta ter um café bem forte: seja ele de coador, espresso ou de sua cafeteira de preferência.

 

picadinho-cafe

Picadinho com molho de café

Veja a receita do picadinho com molho de café.

 

bife-acebolado-contrafile-cafe

Bife acebolado de contrafilé ao café

Veja a receita do bife acebolado de contrafilé ao café.

 

mole-mexicano-carne-cafe

Mole mexicano com carne e café.

Veja a receita do mole mexicano com carne e café.