Farofa, a companheira indispensável do churrasco

Sobre a dica

 

Em 1557, o viajante francês Jean de Léry, escreveu em seu livro “História de uma viagem feita à terra do Brasil” que “os indígenas americanos têm nas suas terras duas espécies de raízes, a que chamam aipim e mandioca. Quando as arrancam, as mulheres, secando-as ao fogo no moquém, ou tomando-as ainda frescas, as ralam à força em pontas de pedras miúdas fixadas e arranjadas em uma peça chata de madeira, e as reduzem a farinha alva como a neve”. Desde o período pré-colonial até hoje, a farinha não só continuou sendo consumida como se tornou a unanimidade presente nos pratos de todos brasileiros, do Oiapoque ao Chuí. Ela é o ingrediente principal da farofa, acompanhamento que não pode faltar para um ótimo churrasco.

Preparamos dois tipos de farofas ideais para serem servidas com a carne. A farofa de alho, a farofa caipira, preparada com farinha de milho (outra grande paixão).

Para a farofa de alho é ficar de olho na altura do fogo para não queimar a farinha durante o preparo. E o trunfo da farofa caipira é ser servida fria, sem precisar de ir ao forno.

Veja o passo a passo da receita de farofa caipira fria

 

Veja o passo a passo da receita de farofa de alho.